PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE
PROJETO ALINHAVO COM ALUNA “Luiza” 4º ANO DA EMEF CALDAS JÚNIOR E A PIBIDIANA ÉDNA BOTTIN REGENINI
Atividade realizada na Escola Municipal Ensino Fundamental Caldas Júnior no 4º ano com a Aluna “Luiza”.
Data de realização: 27.11.2018 e 28.11.2018
Objetivo: Passar o cordão pelos furos dos desenhos, em uma técnica chamada alinhavo, de forma que possa aprimorar os movimentos de pinça e a coordenação motora fina, coordenação viso motora, atenção e concentração.
Materiais
- EVA ou papel grosso (foi utilizado papel Paraná)
- Linhas de barbantes (se usar EVA) ou cadarço bem fino (se usar papel Paraná)
- Agulha grossa (caso usar barbante ou linha grossa)
Descrição da Atividade: Fazer diversos desenhos nos EVAs ou papel grosso e colocar diversas linhas coloridas ou cadarços bem finos nas agulhas com pontas grossas. Em seguida deixar para que as crianças escolham seus materiais ou direcionar, conforme ficar mais adequado.
Exemplos: fonte: imagens do google
Avaliação: Desde os primeiros momentos a aluna “Luiza” demonstrou interesse, e vontade de realizar a atividade proposta. Em um primeiro momento questionou se era como um bordado. Mesmo que atividade pareça ser de fácil manuseio e compreensão, ainda assim em alguns momentos houve certa dificuldade, especialmente no tênis, quando foi proposto mudar as maneiras de passar o cadarço dentro dos furinhos. A aluna tem bastante dificuldade na parte motora e concentração o que só veio a se confirmar no processo, consequentemente o alinhavo a beneficiou de forma positiva, devido à grande concentração e interesse pela atividade correta direcionada a sua dificuldade.
Síntese: Juntas se deslocaram para a biblioteca, o material estava dentro de uma caixa com laço e foi considerada uma atividade surpresa, quando a caixa foi aberta a aluna “Luiza” ficou muito interessada, perguntando “tipo um bordado profe?”, prontamente foi pedido que escolhesse um dos alinhavos e de imediato foi escolhido o morango, depois a borboleta e então as forma geométricas (as quais estão sendo trabalhadas em aula e constam como exercício de prova). Houve uma grande concentração, interesse e vontade de fazer mais vezes. Quando estimulada a mudar o estilo de pontos aceitou, porém parece que criou uma dificuldade, demonstrada no tênis, onde demorou para entender o processo. Avaliação final é extremamente positiva pois além do grande interesse demonstrado, os resultados vão de encontro a sanar as dificuldades da aluna.
Alinhavos confeccionados Fonte: arquivo pessoal |
Aluna concentrada realizando a atividade. Fonte: arquivo pessoal |
Pibidiana Édna aplicando atividade Fonte: arquivo pessoal |
Bolsistas de iniciação envolvidos: Édna Bottin Regenini
Escola atendida e Projeto EMEF Caldas Júnior
Séries atendidas:4º ano
Número de alunos atendidos: 1
Texto revisado por Cristiane Welter – CI Pibid UCS
Oficina realizada no dia 27 e 28 de novembro
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário