fonte: arquivo pessoal
Bom dia!
Começamos esta postagem com a seguinte reflexão:
"porquê nós, alunas do PIBID pedagogia UCS, junto da EMEF Caldas Júnior, optamos pelo estudo de caso?"
Em um primeiro momento veio o questionamento: como podemos contribuir com cada criança e turma previamente observadas nos primeiros encontros?
Observamos que cada turma e aluno tem suas peculiaridades e depois das primeiras impressões, nos reunimos em um primeiro encontro na UCS, debatemos e optamos por trilhar o caminho metodológico do estudo de caso.
Como bem coloca Robert Yin (2015) em seu livro "Estudo de caso: planejamento e métodos", quando iniciamos uma pesquisa, isto é, projetamos uma pesquisa, devemos nos ater a quatro questões básicas:
- Qual é o problema a ser investigado?
- Por que é relevante estudar tal problema?
- Que objetivos se pretende alcançar?
- Como executar tal pesquisa?
Esses questionamentos nortearão nosso trabalho, além de outros questionamentos que virão com o decorrer da caminhada e que serão relevantes a nossa experiência Pibidiana.
Fonte: YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário