Fonte: google imagens
Olá pessoal!
Um de nossos primeiros estudos e tema das primeiras reuniões foi refletir sobre o texto "Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e de lá", escrito por Cristiane Backes Welter, coordenadora do curso de pedagogia na Universidade de Caxias do Sul.
A partir da nossa reflexão como grupo destacamos podemos perceber a importância do nosso trabalho, pois além de ter como objetivo "aproximar os licenciados das universidades coma as escolas públicas", o PIBID "abre caminho para estratégias que vencem barreiras para organizar, assegurar o fluxo de ideias e estratégias pedagógicas inovadoras chegando mais rápido as escolas".
Além de que o PIBID assegura dimensões fundamentais para a formação docente, preparando os aluno nas seguintes perspectivas:
- preparação acadêmica (pesquisa como princípio educativo);
- preparação profissional (articulação teoria x prática);
- práticas profissionais (com a obrigatoriedade de estar na UCS e na escola pública)
Dessa forma ser "Pibidiano", conceito criado pelos próprios participantes do projeto, é participar de momentos produtivos e rico em aprendizagens, que nos possibilita ter ideias, organizá-las em conjunto e após aplicá-las no ambiente escolar. Além de possibilitar refletir os resultados da prática para uma constante evolução.
É a oportunidade de compreendermos na prática o que é a docência e como exercer-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário